Centro Espírita Amor e Caridade

Histórico

 Em meados de 1919 um grupo de funcionários da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, hoje Rede Ferroviária Federal, reunia-se com o objetivo de estudar a Doutrina Espírita.

Desse movimento inicial resultou a fundação do Centro Espírita Amor e Caridade, em 2 de dezembro de 1919, hoje uma das maiores, mais antigas e empreendedoras instituições espíritas brasileiras.

Na sede inicial, em imóvel localizado à Rua Ezequiel Ramos, 31, foi eleita a primeira diretoria:
 
Presidente: Procópio Camargo
Vice-presidente: Augusto Silva
Secretário: Antônio Silva
Tesoureiro: André dos Santos Rodrigues
 
Comissão de Socorros: Manoel Garcia Neto, Aristides Dias, Albano Capela e Henrique Simi. Atendendo à nomenclatura da época, era o grupo responsável pelo atendimento de famílias carentes, com distribuição de gêneros alimentícios, roupas e medicamentos. Essa atividade foi regulamentada em novembro de 1944 com o nome de Assistência aos Necessitados.
 
Em 19 de abril de 1922 o CEAC instalou-se em sede própria, localizada à Rua Sete de Setembro, 8-30, adquirida com o concurso de doações de diretores, frequentadores e simpatizantes.
Principais Atividades desenvolvidas nos primeiros anos:

Sessões públicas realizadas às segundas e aos sábados
   Estudos doutrinários.

Escola de Catecismo Jesus – 14/04/1935
   Iniciação espírita para a infância.

Grupo Espirita União, – 23/05/1946
   Congraçamento dos Centros Espíritas de Bauru

Grupo Esperantista – 27/07/1946
 Cursos de Esperanto.

Grupo Bezerra de Menezes 18/08/1947
   Tratamento espiritual para enfermos.

Em 1948 o antigo Albergue Noturno de Bauru, localizado na esquina das ruas Rio Branco e Marcondes Salgado, mantido pela Prefeitura Municipal, ruiu em meio a um temporal.
A demanda na época era enorme, em face ao entroncamento de três ferrovias em Bauru. Ficavam ao desabrigo milhares de migrantes em trânsito, a procura de trabalho.
O CEAC assumiu a responsabilidade desse serviço, mediante acordo com a Prefeitura Municipal. Uma reforma foi efetuada no edifício sede, ampliando suas dependências para que, em 25 de fevereiro de 1951 fosse instalado o novo Albergue.
Ao longo dos anos o trabalho do CEAC cresceu muito nos dois campos que constituem o objetivo de sua existência, conforme disposições estatutárias: divulgação doutrinária e assistência e promoção social.
– No campo doutrinário, reuniões públicas, cursos, seminários, e trabalhos mediúnicos e assistência espiritual atendem milhares de pessoas semanalmente.
– No campo social, além do albergue, há hoje uma creche e seis núcleos de periferia, atendendo a centenas de famílias carentes. Há, ainda acompanhamento hospitalar e assistência a gestantes, mobilizando centenas de voluntários.
Profissionais da área da saúde, da educação, esporte e lazer, da área jurídica, autônomos, empresários, comerciários, industriários, funcionários públicos, aposentados, estudantes, donas de casa, todo um universo de pessoas interessadas em dar algo de si mesmas em favor do próximo, têm garantido a manutenção e o crescimento do CEAC para que seja sempre um abençoado recanto de Amor e Caridade.
 
 

 

 

 

 

 

CEAC - Centro Espírita Amor e Caridade - Bauru, SP
Cronomídia - Criação de Web Sites